Se você é ou tem um filho adolescente, provavelmente sabe o quanto eles tem vontade de aprender a dirigir. Estão sempre pedindo para os pais os deixarem pegar o carro e dirigir um pouquinho. Alguns são mais obedientes, outros já não. Quem nunca ouviu uma história de um adolescente que pegou o carro escondido do pai, sem ter carteira de motorista?


adolescente


Além de ser proibido, na maioria das vezes acontece algo errado e eles são pegos. Mentira tem perna curta! Mas agora um projeto implantado no Paraná, pode solucionar o problema de uma maneira bem educativa e bacana.


Com este projeto, os jovens menores de 18 anos, pegos dirigindo sem carteira de habilitação, são obrigados a fazer um curso de reeducação no trânsito, na companhia de seus pais. Esse curso consiste em uma palestra dada no próprio DETRAN, onde os jovens recebem noções básicas de trânsito e assistem vídeos relacionados ao assunto, como por exemplo, o perigo do uso de álcool antes de dirigir ou a importância do uso do cinto de segurança. Além disso, os pais também recebem recomendações do tipo: deixem a chave do carro fora do alcance dos adolescentes.


Na segunda etapa do curso, os adolescentes, ainda na companhia dos pais, participam de uma blitz educativa junto com policiais e funcionários do DETRAN, para acompanhar mais de perto o dia a dia da fiscalização e entender melhor quais são os riscos no trânsito.


O projeto teve início no Paraná, mas pretende, ainda neste ano, se estender para outras cidades.


E ai, vocês acham que é uma iniciativa interessante e funcional? Deixem nos comentários a opinião de vocês, será legal abrir uma discussão sobre isso.


Ah! Uma dica: se você tem entre 18 e 24 anos pode fazer o seguro do seu carro na Porto Seguro e ainda ganhar o curso de Direção Segura com Roberto Mancini em Interlagos.


Foto by pearlanddrivingschool