Que motocicleta é perigoso, não precisamos nem dizer. Por isso, vamos aproveitar essa data para dar dicas para quem pilota uma moto ou divide o trânsito com elas. É possível ajudar a diminuir esses índices. Veja só:

Equipamentos de segurança | Além do capacete, é importante proteger também os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Mesmo que você não seja um piloto de MotoCross, estes itens ajudam na sua proteção no trânsito caótico. Também use sempre calça e casaco.

Farol aceso dia e noite | Estando a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista, ‘escondendo-se’ atrás de um objeto pendurado no retrovisor ou um adesivo. Manter o farol da moto aceso ajuda a torná-la mais visível. Roupas e capacete de cores claras também podem ajudar.

Pilote de forma defensiva | A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.

Concentração | Moto deixa o seu piloto mais exposto, é menor em relação aos demais veículos e menos visível: boas justificativas para estar totalmente atento ao trânsito. No motociclismo, se o motorista de um carro comete um erro, a consequência fica para a moto. No entanto, em uma situação de risco, a moto tem poder de responder mais rápido. Tudo depende da atenção de quem a pilota.

Conheça as ameaças mais comuns | É preciso conhecer os riscos deste transporte para evitá-los: 1. fechadas frequentes (atenção redobrada em vias movimentadas); 2. pedestres distraídos (cuidado em ruas onde não há sinalização de pedestres); 3. crianças em áreas escolares (diminua a velocidade nestes locais); 4. animais nas ruas (desvie dos bichinhos), 5. linhas de pipa na rua (instale uma haste metálica protetora no guidão da moto, parecida com uma antena de rádio); entre outros perigos.

Seja – sempre – gentil | A gentileza é uma atitude transformadora. Quando você é, além de atento, gentil, você estimula outros motoristas a agirem da mesma forma.

Estas são somente algumas dicas de atenção. Vale lembrar que é sempre importante seguir as regras de trânsito, como limite de velocidade.

Reconhecimento ao Motociclista Gentil

Se você é um Motociclista Gentil e não tem pontos na sua Carteira de Habilitação, a Porto Seguro tem um presente pra você: o desconto de 5% na contratação/renovação do seguro da sua motocicleta.

Saiba mais: https://www.transitomaisgentil.com.br/desconto-mais-gentil.aspx

__

Participe do Concurso Cultural do Trânsito+gentil e comemore este dia com quem anda de moto levando muita gentileza por aí.

Temos cinco (05) kits compostos por mochila e camiseta do Trânsito+gentil para dar uma forcinha na hora de carregar o que quiser na sua moto. Para participar, crie um texto de até 200 caracteres com o tema "Por que minha moto faz parte da minha vida?" e publique nos comentários deste post do blog do Trânsito+gentil.

Prazo: serão aceitos textos enviados até as 12h de sexta-feira, dia 29/7. Textos enviados via Facebook/Twitter, que mencionem marcas/empresas e que incitem a falta de gentileza no trânsito serão automaticamente desclassificados do concurso cultural.

DSC05010_TMG_mochilaVencedores do Concurso:

Olá, amigos. Já temos os vencedores do Concurso do Dia do Motociclista. Saibam que foram os criativos que ganharam o kit com mochila + camiseta do Trânstio+gentil:

Anthonielli Zorzi: Ser Motociclista é respeitar o próximo, cultivar a amizade e a fraternidade, além de praticar boas ações sempre. Acho que sem essas virtudes, o Motociclista não se completa.

Cléber Chg: Minha moto é meu instrumento para a prática de boas atitudes no trânsito o que, consequentemente, contribui para um trânsito mais gentil e nos transforma em exemplo para os demais condutores!

Everton Rodrigues Santos: Porque dela tiro meu sustento, com ela enfrento chuva e vento, me guia pelas estradas da vida, com segurança e cuidado como uma amiga, sempre pronta a me ajudar!

Karine Murta: Com ela acelero minhas emoções, guio meus sonhos, dou partida a um novo dia, ultrapasso a imprudência e dou passagem à gentileza. Faço o trajeto com segurança e confiança de que eu saí, mas voltarei.

Luiz Fernando Annunziata Trevisan: "Por que quando o ar bate em meu rosto, Eu e ela somos um, em liberdade e inclusão, Somos pássaros, somos chuva, somos vento, Vivemos cada segundo, cada metro, com paixão."

Entraremos em contato com cada um de você via email. Agradecemos a participação de todos.E fiquem de olho que teremos novos concursos e prêmios. ;D

__

CONCURSO CULTURAL – “Trânsito+gentil Dia do Motociclista”




1. O Concurso Cultural "Trânsito+gentil Dia do Motociclista" é aberto a qualquer pessoa física, residente em território nacional ("Participantes"), exceto aquelas mencionadas no item 12, e visa premiar as 5 (cinco) frases mais criativas enviadas entre 27/07/2011 até às 12h do dia 29/07/2011 que respondam a pergunta " Por que minha moto faz parte da minha vida?".




2. O Concurso é válido para pessoas residentes em qualquer estado do território nacional.




3. O Participante deverá se inscrever e postar sua resposta como comentário no blog do Trânsito+gentil no post “27 de julho: Dia do Motociclista”( https://www.transitomaisgentil.com.br/blog/2011/movimento-transito-mais-gentil/27-de-julho-dia-do-motociclista/)




4. A resposta deve ter, no máximo, 200 caracteres.




5. Os 5 (cinco) autores das melhores respostas, conforme critério estabelecido no item 1 acima, receberá, cada um, 1 (um) kit composto por 1 (uma) mochila e  1 (uma) camiseta do Trânsito+gentil.




6. Cada Participante poderá enviar quantas frases quiser, contudo somente uma frase poderá ser eleita vencedora escolhida pelo comitê. Os comentários enviados, após o término do Concurso Cultural, serão automaticamente descartados.




7. A escolha das respostas vencedoras será iniciada no dia 01/08/2011 por uma Comissão Julgadora formada por funcionários da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais ou a ser definida por ela, devendo ser finalizada no dia 04/08/2011. A divulgação dos ganhadores ocorrerá às 12h do dia 05/08/2011. A Comissão Julgadora avaliará e julgará os comentários enviados em conformidade com este regulamento com base na criatividade, originalidade e correção gramatical. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.




8. A divulgação do nome do Participante vencedor será realizada na página do concurso e via redes sociais do Trânsito+gentil. O Participante vencedor será contatado por e-mail.




9. Se o contato com o Participante vencedor não for possível depois de dois (02) dias após a divulgação do resultado, será cancelada a premiação do Participante não-contatado e a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais concederá a premiação ao Participante classificado imediatamente após o Participante não contatado.




10. O prêmio não poderá ser convertido em dinheiro, transferido para terceiros e nem trocado por outro produto.




11. Os Participantes deste concurso, com o envio das frases em conformidade com este regulamento, declaram serem de sua autoria as frases encaminhadas ao concurso cultural e que as mesmas não constituem plágio, ao mesmo tempo em que cedem e transferem a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, sem qualquer ônus para esta, a título gratuito e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre o referido texto da resposta, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, especialmente na divulgação do resultado deste concurso.




11.1. Os Participantes, desde já, autorizam a utilização do seu nome, sua resposta, sua imagem e/ou som de voz na Internet na mídia existente ou que venha a ser futuramente criada, incluindo, mas não se limitando em filmes, vídeos, fotos, cartazes, anúncios em jornais, revistas e televisão, sem qualquer ônus para a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais e para as agências de publicidade. Os Participantes deste Concurso reconhecem que a utilização pela Porto Seguro Cia de Seguros Gerais dos direitos ora conferidos neste item não garante nenhuma remuneração aos Participantes.




12. Não poderão participar deste Concurso quaisquer pessoas que possuam vínculos empregatícios com a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais seus cônjuges e parentes, bem como pessoas que possuam vínculos empregatícios com empresas por elas controladas, coligadas, ou contratadas, bem como as pessoas que possuam vínculos empregatícios com as demais empresas que, de alguma forma, apóiem a viabilização deste Concurso.




13. Caso frases de conteúdo idêntico sejam enviadas por diferentes participantes, vencerá a frase, caso seja escolhida, que primeiro for recebida pela ferramenta descrita no item 3, desclassificando-se automaticamente o Participante autor da outra resposta, enviada posteriormente.




14. Os Participantes declaram e afirmam ter conhecimento dos termos e condições acima dispostos e, por meio da participação no Concurso, manifestam sua concordância com todos os pontos apresentados acima, de maneira incondicional e irretratável.




15. A simples participação neste concurso de incentivo à criatividade, que não tem por objetivo a formação de cadastro para propaganda ou promoções ou sua comercialização com terceiros, implica no total conhecimento e aceitação irrestrita deste regulamento pelos Participantes. As respostas recebidas, premiadas ou não, não serão devolvidas aos participantes e serão destruídas ao final do concurso.


16. Este concurso tem caráter exclusivamente cultural sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.