Único vídeo brasileiro premiado no concurso mundial da Siemens sobre sustentabilidade, Eu Não Sou o Trânsito, discute de modo simples e direto o problema de todo grande centro urbano: os congestionamentos.

No curta, dois amigos marcam um encontro em um determinado lugar. Um vai a pé e chega primeiro, enquanto o outro vai de carro e se atrasa em meio ao caos do trânsito. A situação é cada vez mais comum e a mensagem do vídeo é direta: além de economizar tempo, algumas mudanças de hábito podem ser bem mais saudáveis.

Outro aspecto importante é que, apesar de pedestres e ciclistas não contribuírem no aumento do trânsito, são um elemento importante dele. Ou seja, cada cidadão deve assumir a sua responsabilidade para que as cidades tornem-se transitáveis.

Segundo um dos narradores, a ideia surgiu depois de ler na internet a frase – já conhecida entre os ciclistas – você não está no trânsito, você É o trânsito.

A partir daí, ele refletiu sobre o problema do “entupimento” das nossas ruas e esvaziamento do espaço público, causado essencialmente pelo excesso de carros. Em um dos trechos mais marcantes, o protagonista comenta: “Todo mundo quer chegar a algum lugar e essa soma causa o trânsito. Ações simples melhoram a vida (…) Agora, vou todos os dias a pé para o trabalho, chego com a cabeça mais leve”.

Assista: http://vimeo.com/43974314