r4t



Você sabia que seu carro corre risco de ser prejudicado com o excesso de maresia ao circular por cidades litorâneas?

A maresia é um fenômeno natural que ocorre no litoral, onde pequenas gotículas de água do mar ficam suspensas no ar. Estas contém alto teor de sódio e magnésio que, em contato com objetos metálicos, provocam corrosões e ferrugens se não forem tomados os devidos cuidados.

Essas gotículas penetram nas frestas do veículo, a água evapora e o sal permanece acumulado com o passar do tempo, provocando a oxidação. Junto com a maresia, a areia da praia também contribui com os estragos, causando microarranhões.

Portanto, se você mora na praia ou frequenta esse tipo de local com seu carro, fique atento às dicas importantes que o Trânsito+gentil preparou pra ajudar a proteger o seu veículo:

- A principal medida é realizar lavagens completas com água e sabão neutro, incluindo latarias, frestas e motor. O polimento ou cristalização da pintura com uma cera apropriada aumenta o nível de proteção.

- Leve seu veículo para visitas periódicas ao mecânico e verifique se as peças estão começando a sofrer com a ferrugem.

- Ao estacionar, procure deixar seu veículo na sombra. Quanto menos exposição ao sol, melhor para a lataria. Além disso, sempre que enfrentar uma chuva, procure secar o carro após chegar ao destino.

Lembre-se: o motor não deve receber água fria ao ser lavado, principalmente se ainda estiver quente. O choque térmico pode empenar peças e danificar mangueiras.

Para lavar corretamente o motor, sem danificar o sistema de injeção eletrônica, é indicado que se procure pessoal especializado. Caso você opte por fazer pessoalmente, espere o motor esfriar, jogue água morna e sabão que não leve soda na composição.

Não existe uma cura para os efeitos da maresia. Contudo, com as dicas acima, você previne ou retarda os danos e ainda é muito gentil com seu carro. =)

Gostou? Então, compartilhe.