A gente passa horas, dias, meses falando sobre gentileza no trânsito: dar seta, dar passagem para os apressadinhos, não andar de farol alto por aí. Mas...Será que não estamos esquecendo de nada? E quem esta fora do carro, também não conta?



Claro que conta! Como já falamos em um post antigo, muitas situações que nem imaginamos, também podem ser consideradas trânsito. E os pedestres, apesar de não estarem dentro de um automóvel, estão andando na rua e convivendo lado a lado com os carros da cidade, tendo grande influência no trânsito como um todo.

Mas será que eles também contribuem para um Trânsito + Gentil? Imagine só se todos os pedestres começassem a dar uma de rebeldes e atravessassem fora da faixa ou da passarela, andassem no meio da rua ao invés de usar a calçada, ignorassem a sinalização...Seria um deus nos acuda, não é mesmo? Tipo o caos que fica na 25 de março, em véspera de natal: aquele formigueiro de pessoas, todas desesperadas para conseguir chegar até a próxima loja, enquanto alguns carros tentam, sem muito sucesso, passar pela rua, onde devem circular.

Portanto, aqui vão algumas dicas para todos os pedestres poderem contribuir para um Trânsito + Gentil:

1- Lembre-se de que você não está no deserto. Tem mais gente andando ao seu lado, tipo carros, motos e bicicletas. Você precisa ver e ser visto por todos e estar sempre atento ao que acontece ao seu redor.

2- Já ouviu falar em cores fluorescentes? São aquelas cores bem chamativas, que parecem estar acesas. Boa parte da sinalização de trânsito é feita com essas cores ou com objetos refletores. Calma, não vamos pedir para você usar roupas fluorescentes, mas que tal optar por roupas mais claras à noite ou em dias de chuva? Isso facilita a visão dos motoristas e pode evitar acidentes!

3- Você estava atravessando a rua e deixou cair a carteira no meio dela. Minha nossa, e agora? Melhor esperar o farol de pedestres abrir de novo para voltar e pegá-la. Afinal, o que vale mais? A carteira ou sua vida?

4- Se não achar uma faixa de pedestres, procure atravessar perto de lombadas ou lombadas eletrônicas. Os motoristas costumam andar mais devagar quando passam por elas, e fica muito mais seguro para todo mundo!

5- Dê o exemplo para as crianças. Como pequenos aprendizes, eles observam tudo e prestam muita atenção nos detalhes. Sempre pegue a criança pela mão e ensine como funciona o farol, a faixa de pedestres e alerte sobre os perigos de não se ter atitudes gentis e corretas no trânsito.

Estas são dicas básicas, que todos os pedestres deveriam saber e que é sempre bom lembrar. Tem alguma dica boa pra compartilhar com a gente? Deixe um comentário! Vamos adorar compartilhar coisas boas com vocês, sempre a favor de um Trânsito + Gentil.

Foto by Jon Rolfe