A carona solidária, além de ser uma gentileza, é uma forma de estreitar a amizade e tornar melhor a convivência no dia a dia com os colegas da faculdade ou vizinhos do bairro.
Como funciona?
Você sempre sai de casa ou da faculdade em determinados horários, certo? Já imaginou se o seu vizinho ou colega de turma também faz o mesmo caminho, ou segue um trajeto próximo?
Que tal se vocês revezassem o uso do carro ou combinassem caronas para ir ou voltar da aula? Essa atitude simples pode te ajudar a economizar, além de reduzir o número de carros nas ruas, a poluição e os congestionamentos.
Para auxiliar nessa organização, há algumas formas para organizar a agenda e te ajudar a encontrar pessoas que fazem caminhos parecidos com os seus.
Cartazes
Aquele seu colega de sala pode ganhar carona hoje e te dar carona amanhã. Como? Siga nosso passo-a-passo.
• Imprima o cartaz acima.
• Recorte nas linhas pontilhadas entre os dias da semana.
• Cole no quadro de avisos ou em local de grande movimentação na faculdade, como a cantina, por exemplo.
• Preencha o seu nome, turma, local para onde vai, local de encontro e horário.
• Aguarde seus amigos no local e horário combinados.
Prontinho! Supondo que um motorista sozinho tem lugar para mais 3 pessoas, cada dia útil da semana tem três vales-carona.
Se você vai usar a carona, retire um dos vales de acordo com o dia da semana que precisa.
Aplicativos
Os aplicativos de carona que têm o mesmo objetivo do cartaz. O mais interessante é que você pode achar pessoas que fazem o mesmo trajeto que você mas que não necessariamente frequentam os mesmos ambientes. Basta fazer uma busca na internet para achar o mais adequado para você.
A contribuição é voluntária, pois estamos incentivando um ato de gentileza e não uma troca financeira. Mas nós acreditamos no bom senso das pessoas para que os motoristas não fiquem sem ajuda de custo. Então, vale a pena conversarem sobre rachar gasolina, levar um lanchinho no trajeto e demais formas de gentileza. #ficaadica
Carona é legal, você pode fazer novos amigos, cantar música no carro, conhecer melhor aquele crush de outro curso, contribuir para a diminuição de CO2 no ar e os engarrafamentos na cidade!
Vai adotar essa prática no dia a dia?
Compartilhe na nossa fanpage se essa nova atitude fez sucesso na sua faculdade!