00099



Foi essa a pergunta que fizemos há alguns dias às pessoas que acompanham diariamente a página do Trânsito+gentil no Facebook. Respostas que envolviam o ato de se colocar no lugar do próximo e pensar na sua atitude como receptor foram as mais curtidas e comentadas. Contudo, a maneira mais aceita e utilizada pelos motoristas para combater o stress do trânsito no dia a dia é o hábito de ouvir uma boa música e se distrair, cantando junto e apreciando o som do seu artista preferido.

De acordo com especialistas, o estresse pode ser considerado a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que permitem ao indivíduo  superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste causado por esse processo.

Sem dúvida o trânsito pode nos irritar, mas cuidado, porque o ato de ouvir música ou fazer alguma outra coisa que desprenda parcial ou completamente a sua atenção no volante pode ser perigoso por fazer com que perca o foco e fique vulnerável a acidentes. Falar ao celular também é uma prática que, embora ajude a passar o tempo, distrai o motorista, além de ser oficialmente proibida pela lei 9.503/97.

A verdade é que, com ou sem estresse, o trânsito não vai ser diferente. Então, pra que se irritar? Leve a vida numa boa e, sobretudo, seja gentil com o próximo! ;D