engarrafamento



É comum, mas não deveria ser tão habitual assim: nas grandes cidades do País, basta rodar poucos quilômetros para se deparar com um congestionamento daqueles. Ficar parado no trânsito causa estresse e, de acordo com cardiologistas, pode até trazer problemas de hipertensão.

Você pode “equipar” seu carro com alternativas que podem ajudar a encarar o trânsito sem perder a calma. Uma dica é utilizar uma almofada para o banco do carro, ideal para apoiar a coluna lombar caso o encosto não possua esse tipo de regulagem. Isso evita problemas nas articulações e deixa o corpo mais relaxado.

Outra dica é oferecer carona para amigos, parentes ou colegas de trabalho. Diante de um trânsito ruim, vocês podem conversar e se divertir – o que faz o tempo passar bem mais rápido. Quem usa o carro sozinho pode aproveitar o congestionamento para ouvir uma seleção especial de músicas para relaxar ou ouvir CDs de cursos, por exemplo.

Mesmo que sejam saídas tentadoras para períodos ociosos, as revistas, palavras cruzadas, videogames portáteis (e até os smartphones e tablets!) oferecem inúmeros riscos ao motorista, porque exigem muita atenção. Por isso, nunca use-os ao volante!

Anda com pouca sorte nas escolas dos caminhos com menos trânsito? Então, a dica para evitar os engarrafamentos é usar um sistema que mostre o trânsito em tempo real. Os motoristas da região metropolitana do Rio de Janeiro e da Grande São Paulo podem contar com o Porto Vias. Ele mostra a situação do trânsito em tempo real e você pode comparar os caminhos cadastrados para escolher o mais tranquilo.

Você tem outras dicas de como aproveitar o tempo enquanto está parado nos caminhos do dia a dia? Conte para a gente!