Você já ouviu alguém dizendo: Tal pai, tal filho? Pela convivência, talvez os pais não reparem muito nisso, mas é normal que seus filhos os imitem. É assim que as crianças aprendem o que é certo e errado e, por isso, devemos sempre dar um bom exemplo. Educar é algo que leva tempo e paciência, mas nos dá uma grande recompensa no futuro.

Preparamos algumas dicas sobre como educar seu filho em relação ao trânsito e queremos ver seu pequeno contribuindo para um Trânsito + gentil neste dia das crianças!

dia-criancas



Então, vamos brincar?

Funciona assim: você chama seu filho para uma pequena aulinha sobre Trânsito + gentil e, no final da conversa, pede para ele fazer um desenho bem bonito com o tema “Trânsito”. Envie o desenho pra gente no email contato@transitomaisgentil.com.br que no final, selecionaremos o melhor desenho e ele ganhará o “Tapa Certo”! Um jogo super divertido e educativo da Cidade Portinho para você se divertir e brincar bastante com seu pequeno. São 5 jogos no total.

E aqui vão as dicas:


- Saia para dar uma volta com seu filho e mostre na prática tudo que vocês irão conversar. Se tiverem a oportunidade de caminhar até a escola juntos, melhor ainda. Vocês podem bater esse papo diariamente e ficará mais fácil para a criança assimilar todos os assuntos.

- Faça perguntas, instigue o pensamento dele. Pare em uma esquina e abaixe-se para ficar na mesma altura para conversar. Peça para ele fechar os olhos e ouvir os barulhos que vem da rua. Que barulho você está ouvindo? Acha que é um caminhão? Uma bicicleta? Vá encorajando seu filho a pensar cada vez mais longe e visualizar as ruas e o trânsito.

- Alerte-o sobre os perigos de atravessar a rua sem olhar para os dois lados. Mostre que pedestres e carros tem espaços diferentes para circular e explique a importância de sempre estar atento ao que acontece a volta dele.

- Para finalizar, fale das gentilezas. É sempre bom tratar os outros bem sem esperar algo em troca. Enquanto estiver andando de carro com seu filho, fale sobre o trânsito, dê exemplos de gentilezas e mostre a eles o quanto é importante dar passagem, respeitar as leis de trânsito e espalhar gentilezas pelas ruas.

Gostaram? Agora vamos esperar os desenhos, pessoal! O resultado sai na quarta feira dia 13 de outubro aqui no blog. Entraremos em contato com o vencedor através do email que ele fornecer pra gente. Não esqueça do endereço para enviarem o desenho: contato@transitomaisgentil.com.br e boa sorte!