Não é nada gentil parar o trânsito ou atrapalhar a manobra de alguém para resolver pequenos contratempos que acontecem dentro do nosso carro. Muitas vezes os motoristas se distraem com algum objeto que caiu no chão e acabam arriscando suas vidas ou até mesmo a vida de outros motoristas, quando poderiam resolver esse problema enquanto o carro estivesse parado, em segurança.

Pode parecer óbvio, mas a seguir vamos dar algumas dicas de como agir em certas situações corriqueiras.

●๋• Se seu celular tocar enquanto você estiver dirigindo, não atenda. Retorne a ligação mais tarde ou pare o carro em um lugar mais próximo para atender ou retornar a ligação na mesma hora. Se você estiver com um passageiro no carro, também pode pedir para ele atender e explicar que você está dirigindo e não pode falar naquela hora. Escrever e-mail e SMS também estão proibidos =)

●๋• Esqueceu de passar batom antes de sair? Não tem problema. Você poderá passar batom tranquilamente depois de estacionar o carro. Não tente fazer isso nem na parada do farol pois ele pode abrir antes de você concluir a ação.

batom-no-carro



●๋• Muita gente gosta de fumar um cigarro enquanto dirige. Mas é preciso tomar muito cuidado com isso também. A simples atitude de deixar o braço apoiado para fora do carro na janela, é prevista como infração média. Fora quem nem precisamos falar que fumar faz muito mal a saúde, não é?

●๋• A lista do mercado também pode esperar. Nada de inventar no meio do trânsito! Guarde o papel e a caneta para quando o carro estiver estacionado, nem que seja no estacionamento do mercado!

●๋• Aos que gostam de ouvir uma boa música, fiquem atentos. Usar fone de ouvido enquanto dirige corta um dos sentidos importantes na hora de dirigir: a audição. Sem contar que complica um pouco a pessoa querer mudar a música no MP3 enquanto troca de marcha ao mesmo tempo, então essa regra vale como a do celular.

●๋• Ler livros ou jornais no carro também exige atenção redobrada. No trânsito, acontecem muitas coisas ao mesmo tempo e é preciso estar sempre atento a qualquer movimento. Não é seguro dividir a atenção com outras coisas enquanto dirigimos.

●๋• E também não se preocupe que seu porta cd caiu no chão. Você pode pegá-lo rapidinho depois que parar o carro.

Essas situações, além de tirarem nossa atenção, podem causar pequenos acidentes para os mais distraídos. Às vezes eles esquecem que estão pisando no freio ou acabam esbarrando o pé no acelerador, daí já viu, né? Vão direto para o carro da frente!

Não se distraiam enquanto estiverem no volante. Atenção também faz parte do Trânsito + Gentil!

Foto by Pixmac-com
https://www.flickr.com/photos/47198597@N02/