Amanhã, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A idéia é sair de casa e vivenciar a cidade de forma diferente, deixando seu automóvel na garagem e conseguindo meios alternativos para se locomover até o seu destino.

Essa ideia surgiu na França há alguns anos atrás e vem se espalhando pelo mundo desde então. Ela chegou ao Brasil em 2001 e, até agora, não para de crescer. Funciona como um movimento que tem o objetivo de fazer todas as pessoas refletirem sobre a situação do nosso planeta e os danos que a poluição pode causar a todos nós.

Apesar de o carro nos proporcionar conforto e praticidade, devemos pensar também nos danos que ele causa. Poluição atmosférica e sonora, isolamento urbano, redução de qualidade de vida, sedentarismo, perda de tempo em congestionamentos, doenças respiratórias e acidentes são apenas alguns - de muitos – problemas que o carro pode causar no nosso dia a dia. Então, por que não diminuir o número de automóveis nas ruas?

A mudança deve partir de cada um. É como no Trânsito + gentil: as pessoas se dão conta que não custa nada abrir mão de certos caprichos para dar lugar a outro motorista e não se irritar a toa. No caso do Dia Mundial sem Carro, existem meios alternativos e sustentáveis para os quais podemos recorrer. Aqui vão algumas dicas de atitudes que podem ser facilmente praticadas:

●๋• Vá de bike! Além de ser saudável, a bicicleta não polui o ar, o custo é mais baixo e ela é minimamente afetada pelos congestionamentos. Só não podemos nos esquecer dos itens se segurança, ok?

●๋• Dê Carona: que tal identificar pessoas que fazem o mesmo trajeto que você e fazer um revezamento de carros? Cada dia da semana um vai dirigindo com seu carro. Se todos fizessem isso, o número de carros diminuiria consideravelmente na rua e a poluição também. Não custa nada dar carona e você ainda ganha uma boa companhia para ir ao trabalho.

●๋• Ir a pé! Se você mora perto do trabalho, pode acordar mais cedo e fazer uma caminhada até lá, que tal? Exercício físico é sempre bom para a saúde e andando até o trabalho podemos reparar mais na cidade em que vivemos. Às vezes, estando dentro do carro, não prestamos atenção nas coisas bacanas que acontecem a nossa volta. volta (para as moças que usam salto, a dica é ir de tênis e trocar o sapato no trabalho!).

●๋• Use o transporte público. Em cidades grandes como São Paulo, os transportes públicos estão em constante crescimento e, cada vez mais, atendem as necessidades de seus usuários. Trens, metrôs e ônibus são capazes de fazer trajetos para todos os cantos da cidade e você pode organizar seus horários para conseguir chegar no trabalho na hora certa sem pegar muita fila.

E ai, gostaram das dicas? Deixem um comentário pra gente falando qual será a alternativa de vocês amanhã, quando deixarem o carro na garagem no Dia Mundial Sem Carro! E fiquem ligados em nosso Twitter que daremos dicas relacionadas ao assunto com a hashtag #diamundialsemcarro.