O Dia Nacional do Ciclista é uma data cheia de significados e importância. Ele surgiu em 2006 em homenagem a Pedro Davison, um biólogo e ciclista que foi morto em 19 de agosto, ao ser atropelado por um motorista bêbado. Desde então, as autoridades têm se mobilizado cada vez mais para punir com rigor crimes desse tipo. Além disso, os próprios ciclistas estão se mobilizando e criando movimentos para conscientizar os motoristas e também a eles mesmos.

O Brasil ainda não está totalmente adaptado para os ciclistas, mas o número de ciclofaixas, bicicletários e adeptos da modalidade vem crescendo a cada ano. Um levantamento do IBGE, realizado em 2014, apontou o Rio de Janeiro como a cidade com maior número de quilômetros de faixas exclusivas para bicicleta, seguida por Curitiba e Fortaleza. Com todas essas mudanças, o repensar das atitudes dos motoristas se faz cada vez mais necessário. Eles são parte do ecossistema do trânsito e muitos ainda não respeitam os principais e mais frágeis: os ciclistas e pedestres.

A campanha Trânsito+gentil do Porto Seguro Auto quer que o dia 19 de agosto seja sempre uma data para comemorar a harmonia entre todos os veículos que participam das vias de uma cidade. Seja você também o começo da mudança, como ciclista, motorista ou pedestre: respeite!