augustaXsantos


A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) fez um levantamento em quatro cruzamentos importantes do centro expandido da capital paulista e constatou que quase 90% dos motoristas não respeitam a regra básica de dar prioridade ao pedestre que atravessa na faixa.

Outro problema observado foi a falta do uso de seta. Dos 12.328 veículos analisados, apenas 68% dos motoristas usaram a seta para fazer uma conversão, o que é considerado falha grave. (fonte G1)

E o que podemos fazer pra melhorar isso? Como podemos mudar nosso comportamento e fazermos um Trânsito+gentil? Respeitar o pedestre é essencial. Se você estiver em seu carro e vir um pedestre atravessando, principalmente em cima da faixa, reduza a velocidade e deixe-o passar. Quantos segundos você perderá nessa ação, afinal? Quase nada, né?

Já se você for pedestre, procure uma faixa para atravessar, mesmo que tenha que caminhar mais um pouco. Busque sempre a sua segurança. Um Trânsito+gentil começa com uma pequena atitude, que pode muito bem ser a sua, seja atrás de um volante ou andando pelas ruas da cidade.

Praticar gentilezas no trânsito faz bem a todos. O contrário não só causa um mal estar, como pode também pode motivar um acidente. Então, vamos buscar praticar um Trânsito+gentil para virar melhorar os números da cidade?