Infelizmente, em muitos lugares, o Carnaval é sinônimo de acidentes nas estradas. Apesar das comemorações, muita gente acaba bebendo um pouquinho a mais ou se empolgando além da conta na pista, finalizando a festa de um jeito trágico. Pra que acabar com a alegria do carnaval dessa maneira, se podemos fazer dele uma comemoração onde só guardamos boas recordações? Tá na hora de perceber que nós mesmos podemos mudar isso.

Como o Trânsito+Gentil pode contribuir para seu carnaval ser só alegria? Comece colocando em sua mala um dos itens mais importantes da viagem: a GENTILEZA. Lembre-se sempre de ser gentil com o outro, sem esperar nada em troca. É um trabalho de formiguinha, mas quanto mais formiguinhas trabalham, maior fica o formigueiro!

Os próximos passos são básicos, vamos fazer uma check list:

Revisão no carro

Seu carro está “em forma”? Faróis funcionando direitinho, pneus bem calibrados, freios ok e parte elétrica impecável? É bom conferir tudo isso antes de pegar a estrada, assim você garante a tranqüilidade durante a viagem e evita paradas desnecessárias. Alguns cuidados importantes:

- Use combustível de confiança e não acelere forte sem necessidade. Lembre-se também de trocar o filtro a cada 10 mil km.

- Verifique o nível e troque o óleo e o filtro de acordo com a recomendação do fabricante.

- Não dirija com o pé sobre o pedal da embreagem e troque de marcha suavemente.

- Na hora da troca, procure pneus com a especificação indicada pelo fabricante, com menos de cinco anos de fabricação - a data é indicada também na lateral, numa seqüência de códigos após a sigla DOT.

- Cheque se o carro se mantém na mesma direção, sem puxar para os lados, nas frenagens.

- Leve o veículo a um especialista para checar os amortecedores a cada 30 ou 40 mil quilômetros.

- Em caso de colisões, troque o cinto de segurança e os airbags. Verifique as condições do sistema retrátil e da trava, do cadarço e se o fecho trava e libera sem problemas.

Ferramentas

Mesmo se prevenindo com a manutenção, pode acontecer de dar alguma coisinha errada, não é? Então, que tal andar com ferramentas que podem ser úteis na hora daquele aperto? Alguns itens, inclusive, são obrigatórios, como por exemplo, o triângulo sinalizador, o extintor de incêndio e a chave de roda. Mas você também pode ter uma lanterninha, um canivete ou até mesmo um cabo de bateria para chupeta, caso tenha algum imprevisto! Uma bolsinha de primeiros socorros também pode ser muito útil. Outras dicas:

- Saiba a localização e confira o estado ou a validade do triângulo, macaco e extintor.

- Em caso de pneu furado, pane ou acidente, evite parar em curvas, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a, pelo menos, 30 metros da traseira do carro.

- Quando não for possível a ventilação para desembaçar os vidros, direcione o fluxo de ar ao parabrisa e utilize o desembaçador traseiro. Uma solução caseira, para diminuir embaçamento dos vidros, é passar água misturada com um pouco de detergente ou sabonete líquido, numa mistura que não faça espuma

Comes, bebes e outras distrações

Se a viagem for longa, uma boa ideia é levar guloseimas, principalmente se você estiver levando crianças no carro. Se elas ficarem inquietas durante a viagem, é só distraí-las com comida. Só cuidado para não dar muito líquido, senão a próxima parada terá que ser no posto para irem ao banheiro! O importante é usar as ferramentas necessárias para distrair e cuidar bem de quem está no carro com você:

- DVD/CD player - quando destinados aos ocupantes traseiros, sua instalação deve ser feita atrás do encosto de cabeça.

- A melhor localização para um passageiro no banco traseiro é próximo às laterais do carro.

Quer mais dicas? Clique aqui e veja um manual mais completo para sua segurança na viagem.

Para finalizar, temos algumas dicas da atriz Barbara Paz para contribuir com o Trânsito+Gentil nas estradas, durante este feriado. Ela, que vive uma personagem polêmica na novela, fala aqui como profissional e cidadã . Confira: