Muita gente no Twitter entra em contato conosco pedindo que a gente fale mais do papel do pedestre no trânsito. É muito importante que todos o enxerguem, pois apesar de não estar dirigindo um carro, ele tem um papel crucial no trânsito. Aliás, todos que, de alguma forma, influenciam o tráfego de veículos, fazem parte do trânsito diariamente. Fora que assim que um motorista sai do carro, ele vira um pedestre, certo?

pedestres

Está no Código de Trânsito Brasileiro que o pedestre tem preferência, portanto, os carros podem e devem respeitá-lo. Mas ele também tem a função de colaborar para um Trânsito + Gentil. Então, este post funcionará como uma mão de duas vias: daremos dicas de gentileza no trânsito aos pedestres e também aos motoristas. Se eles se respeitarem, o trânsito ficará muito mais agradável.

Dos pedestres para os motoristas:

● Coloque-se sempre de maneira visível. Ao aguardar o farol abrir para atravessar a rua, procure não ficar atrás de obstáculos como postes ou árvores; é sempre bom que o motorista possa te ver. Mas espere em cima da calçada para não atrapalhar os carros.

● Use roupas claras em dias de chuva ou a noite, também facilita bastante a visualização do motorista.

● Ao atravessar a rua, olhe primeiro para a esquerda, depois para a direita e para a esquerda de novo, tendo certeza de que não vem nenhum carro e você pode fazer uma travessia segura.

● Opte por atravessar nas passarelas ou passagens subterrâneas. Além de ser mais seguro, fazer exercícios físicos subindo ou descendo escadas faz bem para a saúde!

● Dobre a atenção quando passar por perto de portas de garagem ou postos de gasolina, onde a calçada é lugar comum do carro e do motorista. Isso pode evitar acidentes inesperados.

● Segure as crianças pelo punho na hora de atravessar a rua, assim não tem perigo de a mão dela escapar e ocorrer algum acidente.

Dos motoristas para os pedestres:

● Sempre respeite a faixa de pedestres, sem parar em cima ou avançar o farol vermelho.

● Dobre a atenção ao passar por cruzamentos, tenha certeza de que nenhum pedestre distraído  está atravessando a rua sem olhar.

● Em dias de chuva, lembre-se que é preciso ter mais cuidado por causa da pista molhada. Não dê freadas bruscas, diminua a velocidade e fique atento.

● Ao ver que o farol ficou amarelo, diminua a velocidade e certifique-se que vai dar tempo de atravessar o cruzamento sem correr ou oferecer nenhum risco.

● Tenha paciência com idosos ou deficientes físicos. Eles levam mais tempo para atravessar a rua e precisam da compreensão e a ajuda das outras pessoas.

● Ao sair de garagens ou circular em postos de gasolina, tome cuidado com os pedestres que dividem a calçada com você. A preferência é de quem está a pé.

Então galera, fica a dica de como cada um pode cumprir seu papel para o trânsito ficar cada vez mais gentil. Não dói nada, né? E o benefício é só nosso. Se vocês lembrarem de outras dicas que não colocamos no post, escreva um comentário pra gente ou apenas diga o que achou do post!

Ilustração by sandrajavera