É comum e todo mundo que dirige, com certeza, já passou por isso!


cnh



Todo jovem, ou pelo menos boa parte deles, tem o sonho de tirar sua carteira de habilitação e começar a dirigir. Por se espelharem nos pais, os adolescentes ficam com essa vontade por muitos anos até que finalmente alcançam a maioridade e podem iniciar seu sonho.

Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas mãos aumenta a mobilidade e a sensação de liberdade de ir e vir, mas nem sempre isso pode ser considerado um passe livre para fazer o que quiser nas ruas. A prática da direção e a confiança vêm gradativamente com o tempo.

Algumas pessoas aprendem a dirigir muitas vezes sob a supervisão de seus pais, de forma incorreta, podendo absorver certos vícios mecânicos e até práticas erradas. A forma correta de  aprender a dirigir é frequentando um Centro de Formação de Condutores juntamente com a Auto Escola. Antes do atual Código de Trânsito Brasileiro entrar em vigor, não existia a obrigatoriedade da realização de aulas teóricas nem práticas para os candidatos à primeira habilitação. E nada se falava sobre conteúdos específicos de trânsito a serem estudados. Com o atual CTB, muita coisa mudou. Hoje, segundo a Res.285/08, é necessário o estudo de 45 horas/aula teóricas e 20 horas/aula práticas no mínimo para concluir o curso.

Após a aprovação no exame para retirada da CNH, o jovem recebe a Permissão para Dirigir, que possui validade de um ano. Ao término deste período, o condutor poderá solicitar a CNH definitiva, desde que não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem sido reincidente em infração média. Se tiver se envolvido em quaisquer das questões acima, deverá iniciar todo o processo de habilitação novamente.

Em outros países, como nos Estados Unidos, o cidadão pode iniciar o curso de direção aos 16 anos e conquistar o direito de conduzir. Isso ocorre porque lá a questão da gentileza, da conscientização e da educação no trânsito em campanhas feitas pelo governo ocorre de forma mais incisiva. Isso sem dizer que as leis são mais rigorosas e as multas mais severas.

No Brasil, a idade mínima para dirigir é de 18 anos. Por isso, por mais que a vontade dos filhos de dirigir e dos pais de ensinar seja grande, seja prudente e respeite as leis do País. ;D