o-que-se-deve-fazer-para-viajar-com-caes



Quem tem bichos de estimação sabe como é divertido levá-los para viajar ou passear. Porém, o transporte de animais domésticos em carros deve estar de acordo com algumas regras que garantem a segurança do próprio animal, a sua e a de quem está próximo a você no trânsito.

É comum a gente se deparar com cachorros e gatos soltos na poltrona ao lado do motorista, com a cabeça e até as patas dianteiras para fora do veículo.  Acontece até mesmo de o animal ficar no colo de quem dirige, sem qualquer outra proteção (e atrapalhando a direção).

Essas atitudes são inadequadas. As normas de direção defensiva são claras ao dizer que, ao dirigir, as pessoas precisam estar 100% focadas no trânsito. Com um animal solto no carro, a atenção pode se perder facilmente, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

Afinal, estamos lidando com animais que podem pular sobre o motorista, comprometendo a sua visão, fazendo com que ele tire as mãos do volante ou até mesmo ferindo-o. Eles ainda podem assustar outros motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas ao colocar a cabeça para fora – e ainda pular da janela! Tudo isso sem querer.

A melhor forma de transportar cães e gatos é dentro de caixas especiais, que são vendidas em pet shops. Elas devem ser colocadas no chão, na frente do banco do passageiro. Nunca deixe a caixa no porta-malas, pois a circulação de ar é baixa e pode fazer mal ao animal.

Cachorros de grande porte também podem ser levados na coleira, desde que estejam acompanhados por alguém no banco de trás. Já os pássaros e roedores devem ser colocados dentro de gaiolas.

Multas

Não seguir essas recomendações pode trazer uma multa ao motorista. Pelo artigo 252, inciso B, do Código Brasileiro de Trânsito, é proibido carregar animais, pessoas ou volumes entre as pernas, não havendo exceção para animais nos bancos do motorista e do passageiro. A desobediência, considerada infração média, pode resultar em uma multa e quatro pontos na carteira de habilitação.

Dica para quem tem um pet

Sabia que, o Porto Seguro Auto, além de cuidar do seu automóvel, também cuida do seu bichinho?  Quem tem o seguro tem direito a atendimentos veterinários gratuitos para cães e gatos em clínicas credenciadas. Clique aqui e saiba mais!

E você?  Tem mais dicas para levar animais de estimação com segurança? Compartilhe com a gente. :)