placa



Placas e tarjetas refletivas agora são obrigatórias no trânsito. A partir do dia 1º de abril, a medida, que abrange carros e motos de todo o país, por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), passou a valer para os veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para os usados que forem transferidos de município.


A medida deve aumentar a segurança no trânsito e também ajudar na fiscalização das estradas. Como a película que reflete a luz favorece a visibilidade em dias de chuva ou à noite, as autoridades poderão identificar os veículos com mais facilidade. A película também permite visualizar melhor a distância entre os demais carros e motocicletas.



Mudanças para motos:

- A regra já valia para motos, mas, agora muda também os tamanhos das placas destes veículos. A altura passará de 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm.

- Letras e números (com exceção do nome da cidade de origem) também mudam de tamanho, passando de 4,2 cm para 5,3 cm de altura – quase do mesmo tamanho que nas placas de automóveis.

- Em casos previstos pela lei, quem for flagrado com o modelo antigo será punido com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração média. O veículo ainda será apreendido até a adequação à norma.

E você, o que achou da mudança?