A velha desculpa “Não vi que ele estava atravessando” não acontece mais com este novo experimento. A empresa norte-americana IBM transformou em realidade uma ideia que pode ajudar a evitar muitos acidentes: uma faixa de pedestres que acende quando pisam nela!

A ideia surgiu a partir do conceito chamado “Smarter Planet”, em português “Planeta Mais Inteligente”. Com o intuito de fazer ideias criativas virarem realidade utilizando a tecnologia, a IBM conversou com crianças holandesas e uma delas sugeriu deixar a faixa de pedestres mais visível, com o intuito de chamar a atenção dos motoristas.

O teste ocorreu em uma movimentada rua holandesa e deu certo! Bastava a pessoa colocar os pés na faixa que, por meio de um sistema eletrônico, ela se acendia inteira mostrando ao motorista a existência de alguém atravessando.

Será que assim as pessoas teriam mais respeito pela faixa no Brasil? O fato é que, apesar das cidades brasileiras que usam sinalização com a mão pedindo a parada dos automóveis, muitos acidentes acontecem porque os motoristas estão desatentos, correndo ou se acham na preferência. Mesmo o pedestre se esquece de olhar para os dois lados antes de atravessar.

Enquanto essa iniciativa não vira realidade por aqui, podemos fazer a diferença mostrando que existe gentileza no trânsito brasileiro, um grande sinal de educação! Para respeitá-la, os motoristas devem dar sempre a preferência para quem, em seu destino, demora mais pra chegar.

Fonte: https://comunicadores.info/2012/12/18/uma-faixa-de-pedestres-que-acende/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A