Domingo passado (21/3/2010), o Fantástico exibiu uma matéria sobre o desrespeito à faixa de pedestres em 4 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Sempre reforçando que o pedestre tem a preferência, fizeram o teste em 2 tipos de faixas diferentes: as que têm semáforo e as que não têm. Gravaram durante 2 horas em cada cidade e estabeleceram um ranking de qual cidade cometia mais infrações durante este intervalo de tempo.

O campeão em infrações na faixa com semáforo foi o Rio de Janeiro: em 2 horas, foram observadas 88 infrações sobre a faixa de pedestres! Depois veio São Paulo, com 40 infrações. Em 3º, Fortaleza, com 11 infrações e, por último, Salvador comum ótimo exemplo, apresentando apenas 1 infração! Mas em compensação, onde não havia semáforo em Salvador, 530 motoristas desrespeitaram os pedestres que tentavam atravessar a rua.

Veja o vídeo da reportagem completa e observe como os motoristas agiram quando foram questionados sobre parar em cima da faixa de pedestres:



Agora, vale lembrar da lei: estacionar na faixa de pedestre é infração grave. Gera cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. Já parar sobre a faixa na mudança de sinal é infração média, com multa de R$ 85,13, mais quatro pontos na habilitação.

Pedestres: estão indignados com o resultando dessa pesquisa? Pois é, essas cidades estão realmente precisando de um Trânsito + Gentil. A gentileza deve partir de nós mesmos, pois existem muitos pedestres que também não são nada gentis e atravessam fora da faixa. Sendo assim, que direito eles teriam de exigir alguma coisa dos motoristas? Pensem nisso, e comecem a mudança dentro de vocês! Sempre por um Trânsito + Gentil :D