tolerancia-bandbrancaUm dos maiores problemas da sociedade é a intolerância. Historicamente, boa parte dos confrontos que ocorreram no mundo pode ser creditada a ela. Sociais, raciais, religiosos, enfim, muita coisa de ruim ocorreu por conta da falta de tolerância entre as pessoas.

A tolerância é a capacidade que uma pessoa tem de aceitar o que lhe é contrário em qualquer âmbito ideológico e moral. O indivíduo pode se deparar com alguém que, de alguma forma, é absolutamente diferente dele e discorde em tudo que diz ou faz e, mesmo assim, saber ouvir e respeitar a discordância que há entre eles. Dois extremos. Duas ideias. Dois rumos.

No trânsito isso se faz presente também. Em muitos momentos em que as pessoas poderiam ter evitado um confronto direto, elas fazem justamente o contrário. Em um problema nas ruas, sobre de quem era a vez de passar à frente, sobre quem viu primeiro a vaga no estacionamento, ou sobre de quem é a culpa de uma colisão, a discussão pode se tornar fervorosa e sem fim. Muitas vezes o problema original nem é mais a chave do fim do conflito, que agora passou a ser quem vencerá a discussão.

Na maioria dos casos, uma discussão como essa acaba se resolvendo, porém, em algumas ocasiões podemos estar diante do início de um grande problema. E por quê? Porque os homens precisam ser mais gentis, mais compreensivos, mais tolerantes. O estresse do cotidiano deixa tudo muito pior. Contudo, ao se colocar na pele da outra pessoa, aquela que está convicta de que você está errado, você entenderá que está diante de um caso onde um pouco mais de tolerância pode resolver tudo, e todos irão se sentir melhor com isso.

Se você receber uma fechada no trânsito, mesmo quando tiver certeza de que estava certo, releve. Não precisa se considerar um “bobo” por conta disso. Considere-se alguém diferenciado e um dos que vai disseminar esse ideal de que a tolerância e a gentileza podem diminuir sensivelmente os problemas de todas as pessoas que convivem nas ruas de sua cidade. Faça mais gentilezas. Pratique um Trânsito+gentil!